27, dez, 2018

Você sente dor e câimbras durante atividades físicas?

As atividades físicas são altamente benéficas e recomendáveis para ter uma vida mais saudável, mas, se você sente algum tipo de dor, desconforto ou câimbra nos músculos das pernas durante uma simples caminhada, por exemplo, é preciso ter atenção. Isso pode ser um sinal de que a sua saúde vascular não anda muito bem. Se você sofre com varizes ou vasinhos, fique de olho nas recomendações a seguir.

O que causa a dor?

As dores, formigamentos, inchaços e câimbras são desencadeados pela doença arterial periférica (DAP) ou má circulação, conhecidos como claudicação intermitente, e ocorrem por causa de estreitamentos ou obstruções das veias.

Segundo a angiologista Solange Meyge Evangelista (CRM 12606 MG), diretora da Varizemed, os sintomas aparecem por causa da dificuldade do sangue chegar às extremidades do corpo. “Em pacientes com doença arterial periférica, as obstruções diminuem o fluxo sanguíneo e, consequentemente, reduzem o oxigênio, provocando dor, principalmente na panturrilha, mas podendo se manifestar nos pés, coxas, quadril ou nádegas”, explica a médica.

Por que devo me cuidar?

A claudicação intermitente evolui progressivamente e pode surgir dor em repouso ou dormência na parte dianteira dos pés e dedos. “É imprescindível buscar ajuda de um médico angiologista porque o quadro pode avançar para amputação dos membros inferiores”, orienta a Dra. Solange. De acordo com a angiologista, os principais fatores de risco são idade avançada, tabagismo, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Hábitos que ajudam

Paralelamente ao tratamento prescrito pelo médico, é importante também adotar hábitos saudáveis, com uma dieta rica em frutas e hortaliças, livre de excesso de sal, e redução do consumo de açúcar e gordura. A prática de atividades mais harmônicas, como hidroginástica e natação, é mais indicada.

Tratamento com microespuma

O tratamento com microespuma, após avaliação profissional, é a melhor indicação para tratar o problema de circulação. A Varizemed é pioneira no Brasil nessa solução, que é uma técnica inovadora e com resultados assertivos.

Ele é chamado de minimamente invasivo pelo seu baixo nível de intervenção, podendo ser realizado em consultório médico, sem necessidade de internação, sem cirurgia (cortes, cicatrizes ou anestesia). Não exige preparação específica ou jejum. Após o procedimento de injeções de microespuma, o paciente poderá realizar normalmente suas atividades cotidianas, profissionais e os exercícios físicos.

Esse foi um conteúdo adaptado para o blog da Varizemed.

A matéria foi originalmente publicada pelo portal: https://www.bhmulher.com.br/saude-dor-e-caimbras-durante-a-caminhada

Compartilhe:
Comentários: