26, jun, 2019

Varizes e genética: os cuidados para quem tem histórico

Quando falamos sobre varizes, logo associamos seu surgimento a alguma herança genética ou histórico familiar. Eventualmente você já deve ter escutado em alguma rodinha de conversa comentários como: “minha avó e minha mãe sempre tiveram problemas com as varizes. Preciso me cuidar, pois provavelmente eu também vou ter.”

De forma geral, essa preocupação é muito válida, pois, entre as principais causas do surgimento das varizes, está, sim, a hereditariedade. A seguir, vamos explicar melhor sobre como se dá essa relação e aproveitamos para dar algumas dicas para que você possa se cuidar. Acompanhe!

A relação entre as varizes e a hereditariedade

Com alguns cuidados básicos, é possível evitar as varizes, mas, quando já se tem alguma predisposição genética, lidar com essa condição torna-se muito mais difícil. Vale lembrar que esse é um problema que atinge boa parte da população, predominantemente as mulheres. 

As varizes podem ser classificadas em dois tipos: as primárias, diretamente relacionadas a hereditariedade e estilo de vida; e as secundárias, que estão ligadas a traumas ou lesões venosas ocasionadas por trombose, por exemplo. 

No caso das primárias, que são o foco do post de hoje, as veias podem começar a se dilatar cedo e sua aparência começa a se agravar após os 40 anos. Essas varizes aparecem devido ao enfraquecimento da parede das veias, e estas acabam se dilatando e tornando-se tortuosas. 

 

Como se cuidar e prevenir varizes causadas por fatores genéticos 

  • Pratique atividades físicas de baixo impacto, como caminhada, bicicleta, natação e hidroginástica;

 

 

  • Evitar passar o dia em uma mesma posição. Ao ficar muito tempo sentado, é importante levantar e fazer pequenas caminhadas. Procure, mesmo sentado, movimentar os pés e as pernas;

 

 

Por fim, procure sempre a orientação de um médico angiologista para que ele faça a avaliação correta do seu quadro familiar e indique as formas de tratamento mais adequadas a você.

Ainda ficou com dúvidas sobre varizes e histórico familiar? Entre em contato com a gente! Ligue para (31) 3226-7801 no horário comercial ou mande uma mensagem via WhatsApp: (31) 99979-4546.

A Clínica Varizemed é especializada no tratamento de varizes e demais doenças venosas. Oferecemos o que há de mais moderno e avançado aos nossos pacientes. 

Compartilhe:
Comentários: