26, dez, 2019

Exercícios para ativar a circulação das pernas

Como já falamos aqui no blog, alguns hábitos podem comprometer a circulação sanguínea e aumentar o risco de varizes, por isso devem ser evitados. Mas, para quem tem predisposição às varizes, é necessário não só evitar os comportamentos de risco, mas cultivar o hábito de se exercitar para manter a saúde das pernas e do sistema circulatório.

Se é o seu caso, confira neste post algumas dicas que separamos para você começar a se movimentar, melhorar a circulação das pernas e manter as varizes longe.

Alongue as panturrilhas

Uma ótima dica é apostar em movimentos que estendem as pernas e aliviam a pressão sobre a musculatura. Logo, apostar em alongamentos é uma ótima ideia. Um exercício ótimo e bem simples para alongar a panturrilha e que pode ser feito em casa:

Deite-se de barriga para cima, com a cabeça apoiada em um travesseiro. Com o auxílio de uma toalha esticada, alongue as pernas para cima, puxando a toalha em direção ao seu tórax e estendendo-a.

Clássico: as caminhadas

Uma caminhada de 30 minutos por dia possui vários benefícios para a circulação. Não é atoa que a panturrilha é considerada como um segundo coração, pela sua importância para o bombeamento do sangue.

A prática ajuda a diminuir as dores causadas pela má circulação sanguínea e a evitar os efeitos da aterosclerose, que é o acúmulo de placas nas artérias diminuindo o fluxo de sangue através delas. Além disso,  também ajuda a perder peso e combate até mesmo a ansiedade e o estresse.

Natação: para todas as idades

Além de um agradável exercício, a natação é ideal para idosos, pois não coloca pressão sobre as articulações que já estão mais fragilizadas. Além disso, nadar estimula os vasos sanguíneos a permanecerem flexíveis e elásticos, regulando a pressão arterial e tornando-a mais resistente às doenças cardíacas.

De pernas para o ar: simples e eficaz

Este exercício é bastante simples, até mesmo relaxante, e pode ajudar a diminuir a sensação de peso e cansaço nas pernas. Primeiro, encontre um espaço confortável próximo a uma parede e deite-se, levantando as pernas e estendendo-as ao longo da parede. É recomendável colocar um travesseiro ou almofada abaixo da cintura. Os braços devem permanecer relaxados, paralelos ao corpo. Permaneça nessa posição por aproximadamente 15 minutos.

Se feito diariamente, esse hábito tem benefícios, tais como:

  • diminuir o cansaço pelo uso frequente de saltos ou sapatos desconfortáveis;
  • melhora da digestão, uma vez que a liberação do excesso de sangue das pernas aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos internos;
  • essa posição ajuda a melhorar a respiração, aliviando a tensão muscular nas têmporas, no pescoço e no abdômen, reduzindo os níveis de stress.

O que evitar

Em sessões de exercícios de forte impacto ou com muito peso, a musculatura costuma ficar contraída por um período maior de tempo, e com isso, o sangue tende a ficar parado em uma determinada região da veia, fazendo pressão e podendo provocar a dilatação permanente.

Por isso, exercícios de alta intensidade não são os mais indicados para quem quer melhorar o fluxo sanguíneo. Aposte em uma rotina leve, mas com uma frequência diária de exercícios aeróbicos.

Curtiu nossas dicas de exercícios para ativar a circulação? Então fique de olho em nosso blog e acesse muito mais conteúdos com dicas para sua saúde!

Compartilhe:
Comentários: