16, dez, 2016

CUIDADOS SIMPLES AJUDAM A TRATAR AS VARIZES

Simpósio em BH, aborda novas técnicas, como a Espuma Guiada.

As varizes representam um grande risco à saúde. Em estágios avançados, elas podem levar o paciente a sofrer uma trombose (coágulo na veia) e flebite (inflamação na veia). Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a doença atinge cerca de 30% da população mundial. Especialistas afirmam que cuidados simples, como não fumar e controlar o peso, podem prevenir o desenvolvimento desse mal.

Médicos também alertam que as cirurgias não devem ser encaradas como tratamento definitivo. “Um acompanhamento médico pós cirúrgico deve ser feito ao menos uma vez por ano, já que a doença não tem cura, mas controle e prevenção”, explica a vice-presidente da SBACV, Solange Evangelista.

A varize é uma dilatação e deformação das veias, que pode ocorrer por influência dos hormônios sexuais femininos e com a gravidez. As mulheres são as mais atingidas por possuírem menor massa muscular em com os homens.

Dentre os tratamentos mais avançados, o de Espuma Guiada é considerado um dos menos agressivos. “O procedimento é ambulatorial e, portanto, não requer internação hospitalar. Além disso, não há cortes ou cicatrizes, é realizado sem anestesia, não necessita repouso ou afastamento do trabalho”, explica a médica.

O cirurgião vascular Antônio Neves conta que a Espuma Guiada se assemelha à escleroterapia (introdução de um medicamento na veia para fechá-la). “A diferença está no calibre da veia. Enquanto a escleroterapia convencional é indicada para varizes finas, as chamadas microvarizes, a Espuma Guiada é recomendada para as varizes que teriam indicação cirúrgica”.

Artigo publicado em 10/03/2011

Compartilhe:
Comentários: