12, dez, 2018

Cuidados com as varizes no verão

Basta a temperatura subir um pouquinho para as roupas ficarem mais curtas e as pernas, à mostra. É no verão que as pessoas aproveitam para curtir as praias, piscinas e cachoeiras para se refrescar. Mas quem tem varizes, além de sofrer com a preocupação estética, sabe que o calor também faz o problema piorar, pois as dores se tornam mais intensas, e as veias com aquele aspecto mais “saltado”. Se você se encaixa nessa descrição, fique tranquilo. Reunimos algumas dicas e precauções para você aproveitar da melhor maneira esta época do ano. Confira!

Por que as dores aumentam no verão?

Por causa do aumento da temperatura, as veias sofrem o processo de vasodilatação, ficando mais relaxadas e maiores. Isso faz com que a condução do sangue dos membros inferiores de volta ao coração seja mais difícil e demorada. Por isso, as pernas ficam mais inchadas, e as varizes ficam mais escuras, acumulando, dessa forma, mais sangue mal oxigenado.

O que fazer para melhorar?

Quem já sofre há um tempo com as varizes sabe bem que, além da condição genética e alguns fatores de risco — uso de anticoncepcionais, reposição hormonal, gravidez, sedentarismo, sobrepeso — outros hábitos também influenciam o seu quadro.

Quem trabalha sentado o dia todo ou em pé, por exemplo, precisa de tempos em tempos alternar e movimentar-se para evitar a sobrecarga das veias.

É recomendado que se mantenha no peso indicado para a sua altura, praticando exercícios que fortaleçam os músculos das pernas, com uma rotina de alimentação equilibrada e saudável. Evite alimentos com muito sal, para evitar a retenção de líquido, e aposte nos que são ricos em resveratrol (flavonóides). Trata-se de um antioxidante encontrado em algumas frutas, como uva, morango, laranja, damasco, ameixa, amora, tomate e mirtilo, que fortalecem a parede das veias.

Evite o calçado de salto muito alto ou muito baixo, como as sapatilhas e rasteirinhas. O ideal são os calçados com “meio salto”, ou seja, 4-6 cm de altura, para otimizar o bombeamento do sangue na perna.

E por último, faça da garrafinha de água a sua melhor amiga. Hidrate-se o tempo todo.

O que posso fazer para aliviar as dores momentaneamente?

Uma boa forma de aliviar a dor é elevar as pernas colocando almofadas embaixo dos pés e panturrilha, favorecendo a circulação sanguínea. Ao colocar pra cima, a sobrecarga das varizes diminui e alivia um pouco os sintomas. Aproveite e faça movimentos com os pés e com os dedos estando a perna elevada.

As meias compressivas elásticas são muito indicadas para melhorar a circulação sanguínea das pernas, mas devem ser prescritas por um médico Angiologista. Se forem apertadas demais perdem o efeito benéfico e causa muito desconforto.

Lembre-se que essas medidas são formas paliativas de diminuir a dor. O indicado é consultar com um Angiologista para prevenir ou  fazer o tratamento adequado das varizes, pois muito além de estética, elas podem se tornar um risco para a saúde.

Qual o melhor tratamento para as minhas varizes?

A boa notícia é que hoje em dia os tratamentos estão cada vez menos invasivos, rápidos e indolores, sem a necessidade de fazer procedimentos cirúrgicos. Eles podem variar de acordo com a idade, a cor da pele e o calibre das varizes e dos vasinhos.

O mais conhecido é a escleroterapia, também chamado de “aplicação”, que busca o fechamento das veias que estão prejudicando a circulação sanguínea. O tratamento é feito pelo médico angiologista com glicose ou com espuma.

Também existem outros tipos de tratamento menos invasivos, como o laser transdérmico, a radiofrequência, o endolaser e a escleroterapia com microespuma. Esta é uma técnica de tratamento inovadora e extremamente eficaz, para vasos de todos os tamanhos (inclusive a veia safena) sem necessidade de cirurgia. Somos pioneiros nesse tratamento aqui no Brasil.

E você, ficou com alguma dúvida sobre as dicas apresentadas? Você faz algum acompanhamento médico com relação as suas varizes? A estética delas é algo que incomoda você? Deixe seu comentário no post ou entre em contato com a gente por mensagem. Estamos à disposição para atendê-lo e auxiliá-lo.

Compartilhe:
Comentários: