29, maio, 2019

Como identificar e tratar as varizes masculinas

Pode ser um dado surpreendente, mas 30% dos homens sofrem de varizes – especialmente após os 30 anos.

Apesar de ser uma doença com maior incidência entre as mulheres, muitos homens também desenvolvem varizes. E, frequentemente, essa questão passa despercebida por anos, seja por falta de atenção ou pelo uso mais constante de calças, que escondem o problema, ou mesmo por causa dos pelos nas panturrilhas, que disfarçam a aparência dos vasos.

As varizes masculinas, assim como as femininas, podem causar dores, inchaço nas pernas, sensação de peso e cansaço. Em suas formas mais graves, podem causar problemas, como a trombose, a flebite e até mesmo o surgimento de feridas. Portanto, diagnosticar e tratar cedo é importante para a prevenção de quadros mais complexos.

Como prevenir as varizes masculinas?

Em casos de homens com sobrepeso e sedentarismo, é importante ficar ainda mais atento: as varizes tendem a aparecer mais cedo e com maior intensidade nesse grupo.

Exercícios regulares, alongamentos, alimentação balanceada e movimentação durante o dia – levantar-se e andar, caso trabalhe sentado, ou se alongar, sentar e colocar os pés para cima, caso trabalhe em pé – são maneiras de prevenir as varizes nos homens.

Exercícios, como caminhadas, e esportes, como natação, também podem ser aliados na prevenção, desde que praticados de forma regular.

Uma ducha fria nas pernas e um repouso na horizontal com as pernas elevadas também podem ajudar nessa prevenção.

Hoje temos também disponíveis para os homens, meias elásticas compressivas que ajudam na prevenção de sintomas. Elas são bem sociais e podem ser usadas substituindo as meias rotineiras.

Como diagnosticar as varizes masculinas:

As varizes masculinas podem ser diagnosticadas por um angiologista ou cirurgião vascular, mas é importante fazer um autoexame nas pernas de tempos em tempos – especialmente se o homem tem histórico familiar da doença.

É essencial buscar por sinais de vasinhos azuis ou roxos, manchas marrons e tentar perceber indicações de inchaço. Eles são sinais de alerta para possível presença de doença varicosa.

Tratamentos para varizes em homens:

A escleroterapia, com aplicação de microespuma, é altamente indicada para casos de varizes masculinas. Mas é sempre importante consultar um angiologista para entender o quadro de forma compreensiva e fazer o melhor tratamento possível.

A Clínica Varizemed é especializada no tratamento de varizes e demais doenças venosas. Oferecemos o que há de mais moderno e avançado, com equipamentos de última geração, proporcionando conforto e praticidade aos pacientes. Nosso objetivo é trazer alívio dos sintomas e satisfação estética. Ligue para (31) 3226-7801 no horário comercial ou mande uma mensagem via WhatsApp: (31) 99979-4546.

 

Compartilhe:
Comentários: