7, fev, 2019

7 dicas para amenizar os sintomas de pernas cansadas

Seja para sentar, andar, subir, agachar ou ficar horas e mais horas de pé curtindo o carnaval, usamos as nossas pernas para fazer quase tudo! É por isso que as dores nessa região são bastante comuns. Mais frequente ainda entre as mulheres, as dores também podem ter diversas causas, do esforço físico exagerado a deficiências circulatórias.

A recomendação que sempre damos é que, se as dores persistem e você nota sinais de vasinhos, varizes, dormências ou escurecimento das canelas e pés, o acompanhamento de um médico é fundamental. Para descobrir como aliviar a sensação de pernas pesadas e latejantes, que é bastante incômodo, selecionamos algumas dicas que podem ajudar. Acompanhe!

Use sapatos adequados

O primeiro ponto é ficar atento ao tipo de sapato que você usa no dia a dia. Eles devem ser confortáveis, não ter o salto muito alto, mas também não ter os solados retos demais. A numeração precisa encaixar perfeitamente com o tamanho e formato do pé, não sendo nem apertado nem frouxo demais.

Movimente suas pernas

Quem trabalha o dia todo sentado ou em pé, precisa movimentar as pernas a cada 2 horas. Exercícios para a panturrilha ajudam bastante, como rodar os pés no sentido horário e anti-horário, subir e descer nas pontas do pés ou caminhar nas pontas dos pés por 1 minuto.

Ponha as pernas pra cima sempre que possível

Se você chegou em casa já sentindo dor, deite-se com as pernas elevadas por 15 minutos. Esse repouso dará um alívio para o desconforto. Se você puder fazer isso no horário de almoço, melhor ainda. Outra coisa é evitar ficar com elas cruzadas.

Evite fumar e as bebidas alcoólicas

A dica aqui é evitar álcool e cigarro e abusar da hidratação! As bebidas alcoólicas favorecem a retenção de líquidos, a vasodilatação e, portanto, o inchaço. Ainda, o cigarro, grande vilão, também pode alterar a saúde das veias e artérias. Beber água é a melhor maneira de evitar a retenção.

Cuidado com a exposição ao sol ou calor

Duchas quentes e exposição prolongada ao sol devem ser evitados a fim de melhorar os sintomas de pernas cansadas e doloridas. Isso porque o calor dilata e incha os vasos, agravando os sintomas.

Controle o peso

Os quilos a mais dificultam a circulação correta do sangue e sobrecarregam as veias.

O correto é manter o peso equilibrado e ter uma alimentação saudável, evitando alimentos ricos em gorduras saturadas e sódio.

Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos ajudam na circulação, fortalecem os músculos e proporcionam bem-estar. Os mais recomendados para quem sofre de dores nas pernas constantes são as caminhadas, subir e descer escadas, pedalar moderadamente e atividades aquáticas.

E você, há quanto tempo sofre com as dores nas pernas? Mande suas dúvidas pra gente via WhatsApp (31) 99979-4546 e marque uma consulta para avaliarmos o seu quadro.

Compartilhe:
Comentários: