26, abr, 2019

Varizes e câimbras: qual a relação?

As varizes proporcionam incômodos que vão muito além da sua aparência estética. Quem sofre do problema geralmente se queixa de dores, cansaço nas pernas, formigamentos e câimbras. Bastante desconfortáveis, as câimbras acontecem quando há a contração involuntária de um músculo voluntário, intensa e persistente, num intervalo que varia de poucos segundos a alguns minutos. Tais episódios podem aparecer com mais frequência em pessoas com circulação comprometida, durante a noite e com foco nos membros inferiores: pés, coxas ou panturrilhas. A seguir, vamos aprofundar um pouco no assunto para que você possa se cuidar e buscar a orientação médica adequada. Acompanhe!

O que causa a má circulação do sangue?

Normalmente, a circulação sanguínea fica comprometida quando há o entupimento das artérias causado por placas de gordura ou pressão nos vasos sanguíneos, que se dilatam, surgindo as varizes e os vasinhos. Alguns hábitos ou condições, como sobrepeso, tabagismo, colesterol alto, hipertensão, sedentarismo, obesidade, diabetes, estresse, alcoolismo, gravidez, uso de pílula anticoncepcional e até mesmo o uso de sapatos apertados ou o costume de ficar com as pernas paradas por muito tempo estão associados ao problema.

Por que as câimbras surgem? E qual a relação com as varizes?

As câimbras surgem por diversos motivos: desde a prática vigorosa de atividades físicas, passando por uma simples desidratação, até chegar às deficiências de cálcio e magnésio no organismo, causa mais comum. O uso de alguns medicamentos podem provocar câimbras como um efeito adverso.

Sua ligação com as varizes está relacionada aos hábitos que prejudicam a circulação, citados anteriormente, como o ganho de peso, que impõe estresse aos músculos das pernas, e por alterações nos vasos que, quando obstruídos, podem levar a uma diminuição do aporte sanguíneo para determinado grupo muscular, favorecendo o surgimento das contrações.

Como cuidar da circulação para evitar câimbras?

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre dicas para evitar os sintomas de pernas cansadas, comuns em quem tem varizes. Se você quer se prevenir delas, é bom incluir estes 4 hábitos na sua rotina. E as câimbras, o que melhora? Para aliviar as contrações, o ideal é começar a rever a alimentação, praticar alguns exercícios que favoreçam a circulação e apostar nos alongamentos. As recomendações básicas são:

  1. Não deixar as pernas muito tempo paradas, seja sentado ou de pé. Alterne as posições e se possível, eleve-as com a ajuda de um banquinho para evitar a sobrecarga.
  2. Ter uma alimentação balanceada e beber bastante água. Comer comidas saudáveis melhora a saúde como um todo e vai ajudar na saúde da circulação. Já a hidratação é essencial para manter o corpo — e os músculos — funcionando bem.
  3. Fazer alongamentos todos os dias, não só para aquecer e “esticar” o corpo para começar alguma atividade física. Alongue-se sempre que possível, ao acordar, durante o dia e, principalmente, ao se deitar, para minimizar o aparecimento de câimbras.
  4. Praticar atividades físicas que estimulam o retorno venoso, como natação, bicicleta, caminhadas, pilates e musculação.

Por fim, busque sempre a orientação de um médico angiologista para a correta avaliação do quadro e recomendação dos melhores tratamentos para que você tenha qualidade de vida.

Ficou com alguma dúvida sobre varizes e câimbras? Você já faz algum acompanhamento médico? Entre em contato com a gente por mensagem. Estamos à disposição para atendê-lo e auxiliá-lo. (31) 99979-4546.

Compartilhe:
Comentários: