20, nov, 2019

Úlcera varicosa: o que é e como tratar 

As varizes surgem como pequenas veias dilatadas, escuras e tortuosas. Inicialmente, elas podem causar apenas um desconforto estético, que incomoda por prejudicar a aparência. Mas elas podem evoluir para outros problemas de saúde, já que são um indicativo de que a circulação sanguínea não está bem.

Um desses problemas são as úlceras varicosas, que são feridas nas pernas ocasionadas pela má circulação. Elas causam dor e desconforto, mas possuem tratamento. Entenda neste artigo o que são, como prevenir e tratar as úlceras varicosas.

Como surgem as úlceras varicosas?

Com a circulação prejudicada, a pele fica fragilizada mal nutrida, mal oxigenada e mais vulnerável. Logo, pode evoluir para a condição crônica, tornando-se úlcera. Elas são de difícil cicatrização e, se não tratadas corretamente desde o início, podem aumentar de tamanho e infeccionar.

É mais comum em pessoas que possuem varizes importantes há muito tempo e que, porém, não procuram tratamento para corrigir ou normalizar o retorno venoso.

Quais são os sintomas e tratamento

Com o surgimento da úlcera varicosa, pode ocorrer a coceira, inchaço, queimação e dor na perna. Também é comum que a pele fique com tom descolorado e ressecada em torno da ferida. Mais raro, mas pode ocorrer a liberação de um líquido com mau cheiro pela ferida aberta.

A boa notícia é que as úlceras varicosas têm tratamento, que é a limpeza correta da ferida por um profissional especializado e os cuidados para a cicatrização, além de, principalmente, do tratamento das varizes que estão causando o problema.

Como prevenir?

A melhor forma de evitar as úlceras varicosas é fazer o acompanhamento profissional e, se necessário, o tratamento para eliminar as varizes. Uma opção pouco invasiva e de rápida recuperação, por exemplo, é a escleroterapia com microespuma, que faz com que a veia feche e o sangue seja redirecionado, melhorando a circulação sanguínea.

Vale lembrar que, se você tem casos de varizes na família, possui mais chances de desenvolvê-las, por isso deve redobrar a atenção. Também existem fatores de risco que podem agravar essa condição e aumentar as chances de ocorrer úlceras varicosas. Neste post você pôde entender melhor quais são alguns hábitos que aumentam as chances de ocorrência ou agravamento da varizes.

E se você sofre com varizes e quer se livrar delas, agende uma consulta com a Varizimed e entraremos em contato com você.

Compartilhe:
Comentários: