25, jul, 2019

Estilo de vida: hábitos que aumentam o risco de surgimento da varizes

A causa mais comum da ocorrência de varizes é a genética. Pessoas que têm histórico familiar devem ter ainda mais cuidados com a prevenção e o controle dos problemas circulatórios.

Mas isso não significa que seja a única causa com qual você deva se preocupar, ou mesmo que a predisposição genética signifique que as varizes vão de fato ocorrer. O estilo de vida e os hábitos que uma pessoa mantém ao longo da vida também influenciam as chances do surgimento de varizes.

Confira neste artigo alguns fatores de risco comportamentais que podem comprometer a saúde do sistema circulatório. Procure evitar estes hábitos que dependem somente de você. Cuide da saúde das suas pernas.

Sedentarismo

A panturrilha e a planta dos pés são essenciais para a circulação, pois são elas que ajudam a bombear o sangue para cima, de volta ao coração. Pessoas sedentárias que se movimentam pouco e não estimulam adequadamente essas partes podem aumentar a chance do aparecimento de varizes.

Por isso, o recomendável é manter o corpo em movimento e praticar atividades como caminhada, hidroginástica ou algum esporte. E lembre-se: até mesmo trocar os hábitos do dia a dia podem fazer a diferença. Que tal deixar o carro em casa e ir àquela padaria perto de casa a pé?

Obesidade

A obesidade em si não causa as varizes, mas também é um fator de risco que pode aumentar as chances de ocorrência. Isso acontece porque pessoas com sobrepeso ou obesidade podem sobrecarregar os membros inferiores.

Além disso, o volume abdominal maior aumenta a pressão sobre as veias de retorno do sangue, impactando toda a circulação sanguínea.

Ficar parado por longos períodos

O hábito de ficar em pé ou sentado por um longo período de tempo também pode dificultar o fluxo sanguíneo. Para as pessoas que precisam ficar em uma dessas posições, para trabalhar ou estudar, repetidamente todos os dias, o recomendável é que façam pequenas pausas ao longo do período, para uma caminhada curta e um alongamento que ajudem a bombear o sangue e a melhorar a circulação. Mesmo assentado, procure movimentar pernas e pés.

Tabagismo

Fumar é um hábito extremamente nocivo à saúde e pode acarretar uma série de doenças. Sua relação com as varizes é por causa do impacto que as substâncias do cigarro têm no sangue, deixando-o mais viscoso e dificultando a circulação.

Se você já tem um histórico de ocorrência de varizes na família, evite manter esses hábitos e, é claro, procure um profissional para fazer um acompanhamento. Você também pode conferir neste artigo algumas dicas de prevenção e cuidados para quem tem a predisposição genética.

Compartilhe:
Comentários: