13, maio, 2019

Como as varizes se formam e como evitá-las

As varizes são um incômodo e tanto para quem sofre com elas – tanto do ponto de vista estético quanto da própria saúde da circulação. As linhas e manchinhas azuladas e avermelhadas que se espalham pelas pernas são um sinal de que algumas válvulas e veias das pernas estão tendo dificuldade em executar seu trabalho. Mas por que isso acontece?

As varizes nada mais são do que veias dilatadas com relevo ou em forma de “aranhas” na parte superficial da pele. Elas aparecem quando as veias que não estão funcionando muito bem ficam enfraquecidas e se deformam, ficando assim visíveis. A função dessas veias e válvulas se tornou mais complexa por causa da própria evolução dos seres humanos: uma vez que passamos a andar usando apenas as pernas, o bombeamento do sangue que está lá embaixo até o coração passou a ser mais difícil.

Além disso, vários outros fatores podem favorecer o aparecimento das varizes.

Fatores de risco para o surgimento das varizes:

– Excesso de peso/obesidade.

– Passar muito tempo em pé ou sentado: a troca de posições é bastante benéfica para as pernas, pois favorece a circulação.

– Histórico familiar: é hora de checar com os parentes quem teve ou tem varizes. O histórico familiar é um dos fatores mais decisivos para o surgimento da condição. Isso não significa que, absolutamente, todo mundo com pais ou mães portadores de varizes necessariamente também terá, mas é importante redobrar o cuidado e a atenção nesses casos.

– Passado de trombose: por ser uma falha no sistema circulatório, a trombose indica que a pessoa acometida precisa estar atenta a essa questão. Quem já teve trombose tem chances bem maiores de desenvolver varizes. Portanto, fique de olho.

– Gravidez: a gravidez é um período propenso ao surgimento de varizes, principalmente, em virtude de alguns fatores. O primeiro é o aumento de peso, pois o crescimento do bebê pressiona o abdômen, interferindo na circulação de todo o corpo. As variações hormonais também interferem muito no desenvolvimento das varizes.

– Idade: ao envelhecer, as veias e válvulas vão tendo seu desgaste natural mais acentuado. Isso faz parte do processo normal da idade, porém é importante ter atenção para que eventuais varizes não se transformem em problemas mais complicados.

Como evitar as varizes:

Não existe um método 100% eficaz para prevenir o surgimento das varizes, mas as dicas abaixo podem ajudar a retardar o aparecimento delas ou a evitar que elas sejam piores.

– Evitar passar longos períodos na mesma posição.

– Fazer atividades físicas regularmente.

– Usar meias elásticas de compressão.

– Tratar as varizes já em suas primeiras manifestações.

– Fazer exames e monitoramentos regularmente com um angiologista.

Enfim, cuidar-se e prestar atenção nos sinais do seu corpo é fundamental para prevenir as varizes.

A Clínica Varizemed é especializada no tratamento de varizes e demais doenças venosas. Oferecemos o que há de mais moderno e avançado, com equipamentos de última geração, proporcionando conforto e praticidade aos pacientes. Nosso objetivo é trazer alívio dos sintomas e satisfação estética. Ligue para (31) 3226-7801 no horário comercial ou mande uma mensagem via WhatsApp: (31) 99979-4546.

Compartilhe:
Comentários: