17, jan, 2019

4 hábitos essenciais para evitar o surgimento de varizes

O surgimento de varizes, como já falamos algumas vezes por aqui, está sempre associado à condição genética (se tem casos próximos na família) e a fatores de risco, como alterações hormonais, gravidez, sedentarismo, tabagismo, sobrepeso, entre outros, e que os sintomas se agravam no verão. Porém, o que muitos não sabem é que alguns hábitos simples, inofensivos a princípio, como ficar muito tempo sentado, também podem contribuir para o quadro.

Por isso, se você tem histórico do problema na família, é importante começar a se prevenir o quanto antes para evitar as varizes e vasinhos, abrindo os olhos para os maus costumes. A seguir, a gente listou 4 hábitos para você começar a incluir na sua rotina agora mesmo!

Escolher bem os alimentos

Por mais óbvio que possa parecer, os hábitos alimentares de uma pessoa podem ser aliados – ou vilões – no combate às varizes e melhora da circulação. Os alimentos ricos em gordura, sal e açúcar causam inflamações e sobrepeso e enfraquecem a parede dos vasos. Por outro lado, alimentos saudáveis, principalmente os abundantes em vitamina C, fibras e ômega 3 têm efeito contrário e agem para “limpar o sangue” e fortalecer a circulação.

Por isso, é importante saber escolher os alimentos, cuidando sempre do seu peso, principalmente do percentual de gordura abdominal, já que isso é um agravante que dificulta a passagem do sangue das pernas de volta para o coração.

Movimentar as pernas

Se você não tem o hábito de se exercitar regularmente, está na hora de repensá-lo. E não só isso, quem tem predisposição a desenvolver varizes deve evitar ficar parado na mesma posição por muito tempo. E vale tanto para quem fica muito sentado ou em pé.

O recomendado é, além da prática constante de atividades físicas que estimulam a circulação, como caminhadas, subir e descer escadas, natação etc., movimentar as pernas a cada duas horas, evitando que as veias se sobrecarreguem. Você pode caminhar por dois minutos ou fazer um simples exercício de panturrilha (levantar-se nas pontas do pés).

Usar calçados e meias adequadas

Quando alguém veste sapatos que dificultam a pisada, seja por serem alto demais, achatados (rasteiras), estreitos ou muito apertados, pode estar prejudicando a circulação nas pernas. Fazer disso um hábito, então, vai facilitar o acúmulo de sangue nas pernas e o surgimento de varizes.

A dica é ficar atento a sua numeração, fazendo escolhas corretas e confortáveis de sapatos, com salto médio. E caso sinta ainda a sensação de cansaço no fim do dia, o uso de meias de compressão pode ajudar a aliviar os sintomas. Elas ajudam a diminuir a gravidade para os vasos sanguíneos, pois comprimem a canela, o que facilita o bombeamento de sangue. Entretanto, antes de fazer uso, consulte a opinião de um médico para saber os tipos e tamanhos adequados para o seu caso.

Beber bastante líquido

Outra dica fácil de incorporar no dia a dia é beber bastante água para reduzir os inchaços nas pernas. Ficar sempre hidratado também auxilia no retorno venoso, o que diminui o cansaço, aquela sensação de peso dos membros.

Por fim, é válido dizer que muito além de preocupação estética, as varizes, se não tratadas corretamente, podem aumentar e progredir, elevando os riscos de doenças circulatórias mais graves, como trombose, insuficiência venosa profunda, embolia pulmonar, etc.

Você ficou com alguma dúvida sobre as dicas apresentadas? Faz algum acompanhamento médico? Deixe seu comentário no post ou entre em contato com a gente por mensagem. Estamos à disposição para atendê-lo e auxiliá-lo. (31) 99979-4546.

Compartilhe:
Comentários: